quarta-feira, 17 de novembro de 2010


A CRIANÇA E SEUS JOGOS


"A criança que brinca investiga e precisa ter uma experiência total que deve ser respeitada. Seu mundo é rico e, em contínua mudança, inclui um intercâmbio permanente entre fantasia e realidade. se o adulto interfere e irrompe em sua atividade lúdica, pode perturbar o desenvolvimento da experiência decisiva que a criança realiza ao brincar.
Não são muitos os brinquedos de que necessita para esta atividade, pelo contrário, se eles forem em demasia, podem estancar e confundir a criança em suas experiências.
Não precisa também de grandes espaços, mas sim de um recinto próprio do qual se sinta dona." (ABERASTURY, 1992, p. 55)


"A entrada no colégio modifica profundamente o mundo do brinquedo. As letras e os números convertem-se em brinquedos para as crianças. A curiosidade pelo conhecimento é a continuação da curiosidade que sentiram pelo mundo circundante até os cinco ou seis anos.
Com a aprendizagem escolar aparecem novos jogos em que se combinam as aptidões intelectuais e a sorte." (ABERASTURY, 1992, p. 68)


ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. 2ª edição. Porto Alegre - RS. Artes médicas, 1992.

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