quinta-feira, 25 de novembro de 2010


O lúdico e a alfabetização

A criança que brinca também constrói suas próprias experimentações e adquire conhecimentos. Nas atividades lúdicas aprende-se a lidar com a realidade, ou seja, o mundo em que vivemos desenvolvendo assim os seus potenciais, incorporando valores e adquirindo conhecimentos através dos conteúdos. Por isso, o material pedagógico não deve ser um objeto estático sempre igual para todos os alunos, e sim um instrumento dinâmico que sofre alterações em decorrência da imaginação do aluno.

O jogo é considerado para as crianças como um preparo para a vida adulta, brincando a criança também aprende e consegue desenvolver os seus conhecimentos, pois a sua aprendizagem é de forma prazerosa.

Através da vivência com o lúdico, as crianças recriam sua maneira de ver o mundo e o seu modo de pensar e agir. Os jogos são de grande influência, pois, podem ser empregados em diversas atividades na sala de aula para com os alunos, possibilitando mais capacidade de atenção, de concentração, de relações interpessoais, e auto-estima na aprendizagem.

O lúdico proporciona para as crianças novas experiências, através de erros e acertos reconhece as suas capacidades e desenvolve novas atividades, assim a criança acaba ampliando seu raciocínio lógico à medida que são exigidas estratégias de planejamento que estimulem a criatividade e também o seu processo de ensino e aprendizagem.

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